Saltar para o conteúdo principal da página

Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios

  50h
Ref.  62
Jun 01

Objetivos
- Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
- Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
- Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
- Reconhecer a estratégia geral e comercial de uma empresa.
- Reconhecer a estratégia de I&D de uma empresa.
- Reconhecer os tipos de financiamento e os produtos financeiros.
- Elaborar um plano de marketing, de acordo com a estratégia definida.
- Elaborar um plano de negócio.
Conteúdos programáticos
-Planeamento e organização do trabalho
-Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
-Atitude, trabalho e orientação para os resultados
-Conceito de plano de ação e de negócio
-Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
-Análise de experiências de negócio
-Análise SWOT do negócio
-Segmentação do mercado
-Plano de ação
-Elaboração do plano individual de ação
-Estratégia empresarial
-Análise, formulação e posicionamento estratégico
-Formulação estratégica
-Planeamento, implementação e controlo de estratégias
-Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
-Estratégias de internacionalização
-Qualidade e inovação na empresa
-Estratégia comercial e planeamento de marketing
-Planeamento estratégico de marketing
-Planeamento operacional de marketing (marketing mix)
-Meios tradicionais e meios de base tecnológica (e-marketing)
-Marketing internacional | Plataformas multiculturais de negócio (da organização ao consumidor)
-Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
-Elaboração do plano de marketing
-Estratégia de I&D
-Financiamento
-Plano de negócio
-Principais características de um plano de negócio
-Desenvolvimento do conceito de negócio
-Proposta de valor
-Processo de tomada de decisão
-Reformulação do produto/serviço
-Orientação estratégica (plano de médio e longo prazo)
-Estratégia de controlo de negócio
-Planeamento financeiro
-Acompanhamento da consecução do plano de negócio
Destinatários
- Habilitações mínimas: 4º ano
- Formação direcionada Empresas da Região Centro
- Empregados

- Documentos obrigatórios:
• Documento de identificação pessoal;
• Certificado de Habilitações Concluídas (não são aceites certificados de frequência);
• Comprovativo face ao emprego:
1) Declaração da entidade empregadora a atestar o horário normal de trabalho do/a colaborador/a; (no caso de trabalhadores por conta de outrem
2) Declaração de início de atividade e declaração a atestar o horário normal de trabalho; (no caso de trabalhadores por conta própria);
• Comprovativo Bancário do IBAN/NIB onde conste a titularidade do formando/a, para transferência do subsídio de refeição, caso aplicável;
-Comprovativo de morada fiscal.
Observações
-A ação de formação garante certificado de formação e subsídio de alimentação no valor de 4,77€/dia de formação, sendo válido para o cumprimento das 40h obrigatórias previstas no Código do Trabalho.
-A ACILIS reserva-se no direito de adiar, alterar ou anular a ação de formação sempre que não reúna o número mínimo de 15 formandos ou por motivos imprevistos.

-Todas as inscrições estão sujeitas a um processo de seleção, em caso de excesso de inscrições, com base nos seguintes parâmetros:
•Ativos empregados de empresas associadas da ACILIS;
•Seleção de inscrições por ordem de receção;
•Entrega da toda a documentação no ato de inscrição.